quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sócrates


Era considerado em sua época um dos homens mais sábios e inteligentes. Demonstra, em seus pensamentos ,uma necessidade de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Usava o diálogo como meio de transmissão de sua sabedoria, seus conhecimentos das coisas do mundo e do ser humano. E transmitia seus conhecimentos com qualquer um que tivesse interesse pelo debate filosófico ou não. As atitudes dele revelavam o principal aspecto de sua filosofia ( a busca pelo bem, a convivência honesta e digna entre os homens) . Como Sócrates não deixou escrito nenhum de seus pensamentos e ideias, os conhecemos por meio de dois de seus discípulos : Platão e Xenofontes. Não era bem aceito pela aristocracia grega, porque defendia ideias contrarias ao funcionamento da sociedade grega. Ainda criticava a cultura local, afirmando que muitos costumes; crenças religiosas e tradições não ajudavam no desenvolvimento intelectual do ser humano.
Nascido em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, tornou-se um dos maiores pensadores da Grécia antiga. Fundou o que chamamos de Filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro filósofo grego importante : Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorriam sobre a essência da natureza da alma humana.
Em função de suas ideias inovadoras, atraiu a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Com medo de que acontecesse algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas encarou Sócrates como inimigo público e um agitador em potencial. Sendo assim foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper jovens e provocar mudanças na região grega. Foi condenado a se suicidar tomando um veneno chamado cicuta em sua cela no ano de 399 aC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário