domingo, 11 de setembro de 2011

Argumentação

Comunicar não significa apenas enviar uma mensagem e fazer com que nosso ouvinte/leitor a receba e a compreenda. Dito de uma forma melhor, podemos dizer que nós nos valemos da linguagem não apenas para transmitir idéias, informações. São muito freqüentes as vezes em que tomamos a palavra para fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite o que estamos expressando (e não apenas compreenda); que creia ou faça o que está sendo dito ou proposto.Um texto argumentativo é o texto que tem como objetivo integrar alguém das nossas idéias deve ser um texto claro e pode tratar de qualquer tema ou assunto.
Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas
-Tese, ou proposição, é a idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.
-Argumento tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU , cujo sentido primeiro é "fazer brilhar", "iluminar", a mesma raiz de "argênteo", "argúcia", "arguto".Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte (tese). Porque ... (argumentos).
-Estratégias não se confundem com os argumentos. Esses, como se disse, respondem à pergunta por quê (o autor defende uma tese tal porquê.. - e aí vêm os argumentos).As Estratégias argumentativas são todos os recursos (verbais e não-verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc.

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