terça-feira, 13 de setembro de 2011

Biologia !


A biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida: desde o seu surgimento, composição e constituição; até mesmo à sua história de evolução, comportamentos e relação com outros organismos e com o ambiente.
Assim, a Biologia tem como objeto de estudo os seres vivos. Tais organismos se diferenciam dos demais por serem constituídos, predominantemente, de moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio; e por apresentarem constituição celular, necessidade de se nutrirem, capacidade reprodutiva e de reação a estímulos.


Os seres vivos são classificados em grupos menores, de acordo com suas características principais. No sistema de cinco reinos, um dos mais amplamente utilizados, eles são divididos assim:
* Reino Monera: abriga indivíduos unicelulares, procarióticos. No sistema de oito reinos, seus representantes estão divididos no Reino Archaea e Reino Bacteria.
* Reino Protoctista: reúne os protozoários e algas unicelulares. No sistema de oito reinos, seus representantes estão divididos nos Reinos Archezoa, Protista e Chromista.
* Reino Plantae: abriga as plantas: organismos multicelulares fotossintetizantes.
* Reino Fungi: abriga organismos unicelulares ou filamentosos, e heterotróficos.
* Reino Animalia: abriga organismos multicelulares e heterotróficos.

Para estudar os diversos aspectos inerentes aos seres vivos, de forma mais detalhada, a Biologia é subdividida em algumas áreas, tais como:

* Biologia Celular (antiga citologia): estuda os aspectos relacionados às células, tais como sua estrutura e funcionamento;
* Histologia: estudo dos tecidos que constituem os seres vivos.
* Anatomia: estudo dos órgãos e sistemas dos seres vivos.
* Botânica: estudo das plantas.
* Zoologia: estudo dos animais.
* Micologia: estudo dos fungos.
* Microbiologia: estudo dos micro-organismos.
* Ecologia: estudo das relações dos seres vivos entre si e com seu ambiente.
* Evolução: estuda o surgimento de novas espécies.
* Genética: estudo dos aspectos inerentes à hereditariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário