domingo, 11 de setembro de 2011

Eclosão Mundial - Adolf Hitler

A 1ª Guerra Mundial foi uma guerra imperialista, visando a obtenção de terras e lucros entre os países imperialistas que formavam a Tríplice Entente (Inglaterra, França e o Império Russo) e a Tríplice Aliança ( Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália) ; Enquanto a 2ª Guerra Mundial foi uma guerra política entre os países do Eixo ( Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados ( França, Inglaterra, EUA e URSS) . 
Os países do Eixo defendiam a democracia, já os Aliados defendiam as teorias Nazifacistas, a única exceção era a URSS que era Comunista, mas estava ao lado dos Democratas apenas por serem inimigos diretos da Alemanha Nazi.
Enquanto isso na Espanha acontecia a Guerra Civil Espanhola, onde Adolf Hitler jogava bombas atômicas na cidade de Guernica, fazendo uma espécie de "ensaio" para a 2ª Guerra Mundial.Após jogar a bomba, milhares de civis foram mortos e feridos e isso causou um efeito mundial. 
O próximo país a ser invadido pelas tropas de Hitler foi a Polônia, pelo Corredor Polonês, que era uma faixa de terra que ficava na Polônia mas era entre dois territórios Alemães.A invasão do Corredor Polonês foi o Estopim da Guerra.Assim começava, há 70 anos atrás a 2ª Guerra Mundial, o conflito militar mais generalizado da história global.Rapidamente a guerra iniciada na Europa alastrou-se pela Ásia, África e América, enquanto nos campos de concentração nazifacistas se eliminavam diariamente todos os indivíduos considerados indesejáveis ou impuros que pudessem corromper a raça ariana. 

Contabilizaram-se cerca de 50 milhões de mortos, sendo metade civis.A Guerra durou até agosto de 1945, com a rendição do Japão, após o lançamento de bombas atômicas Norte-Americanas sob Hiroshima e Nagasaki. 

Adolf Hitler
Adolf Hitler foi um líder político alemão nasceu a 20 de Abril de 1889, na cidade austríaca de Braunnau, que foi responsável por um dos maiores genocídios da História, o que  desencadeou a 2.ª Guerra Mundial (1939-1945) e mandante do extermínio de cerca de 6 milhões de judeus. 
Em 1913, mudou-se para Munique, na Alemanha, fugindo do alistamento no Exército de seu país. Com o início da 1.ª Guerra Mundial , em 1914, alistou-se no exército alemão como voluntário. Ferido em combate, recebeu a condecoração da Cruz de Ferro. Em 1919, filiou-se ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), também conhecido como Nazi . No ano seguinte, passou a chefiar o partido. Em 1923, foi preso após uma tentativa de golpe de Estado,o Putsch de Munique, enquanto estava preso escreveu o livro Mein Kampf , que em português significa "Minha Luta".
 Suas idéias se baseiam no nacionalismo, no anticomunismo, no anti-semitismo e na crença na superioridade da raça ariana. Seu objetivo era construir um novo Estado (3º Reich) capaz de promover a autonomia econômica da Alemanha, libertando-a do Tratado de Versalhes. Baniu partidos políticos, prendeu opositores, reintroduziu o serviço militar obrigatório e deu início à expansão militarista alemã. Ordenou a invasão da Polônia em 1939, provocando a 2.ª Guerra Mundial. Mandou judeus para campos de concentração e anexou vários países da Europa. Derrotado, em abril de 1945, com as tropas soviéticas cercando Berlim, suicidou-se no bunker da chancelaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário