segunda-feira, 20 de junho de 2011

Problemas ambientais




Segue abaixo um vídeo sobre problemas ambientais que mostra o mundo antes e depois da indústrialização, as causas e consequências dos mesmos, traz também idéias de como podemos preservar o meio ambiente.



1 – Poluição das águas:
<!--[if !supportLists]-->A- <!--[endif]-->O uso descontrolado de adubos e defensivos agrícolas vem causando sérios problemas de contaminação de águas por resíduos e materiais
lixiviados no solo, que podem causar problemas in
clusive com a eutrofização e contaminação de águas potáveis.
<!--[if !supportLists]-->B- <!--[endif]-->Os problemas causados pelo esgoto não tratado geram 2 tipos de impactos : o ambiental e o sanitário. A questão ambiental passou a ser reconhecida a pouco tempo.As condições do ambiente são fundamentais para que se possa garantir uma boa qualidade de vida para a população, e o único meio de resolver tal problema é a preservação do mesmo. O impacto
sanitário envolve, de maneira notável, os problemas de saúde pública causados pelo esgoto, propagando diversos casos de doenças quando não é coletado e tratado corretamente.
2- Estação de tratamento das águas:
Na estação de tratamento, a água passa por uma série de processos físicos e químicos para que ela fique em condições adequadas de consumo, tornando a mesma potável. Esse processo a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando assim a transmissão de doenças.O processo é dividido
em etapas, tais como :
- Coagulação: quando a água na sua forma natural entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio, que serve para aproximar partículas sólidas que se encontram na água.
- Floculação: em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglomeram em flocos maiores.
- Decantação: Já em outros tanques, os tais flocos formados na etapa anterior com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo do tanque, separando-se da água.
- Filtração: A
água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de menor tamanho ficam retidas no filtro.
- Desinfecção: O cloro ou ozônio é aplicado na água para eliminar microorganismos causadores de doenças.
- Fluorentação: Nesta etapa o flúor é aplicado na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
- Correção de PH : É aplicada na água um certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio.Esse procedimento serve para preservar a rede de encanamentos de distribuição e para corrigir o PH da água.
3 – Processo de extração de água doce a partir da água do mar: Esse processo, também conhecido como dessalinização , pode acontecer através de 3 formas:
- Osmose inversa: É um processo de separação da água e do sal por meio de pressão sobre o líquido.
- Dessalinização térmica: É um processo onde inicialmente evapora-se a água para fazer a separação entre esta e o sal e logo após submetê-la ao processo de condensação para que retorne ao estado líquido.
- Destilação Simples: É um processo parecido com o anterior, porém mais simples. A água é aquecida a 100° C para evaporar-se e logo em seguida é encaminhada a um condensador onde retorna ao estado líquido.
A mais utilizada é a osmose inversa, pois além de separar o sal da água; retira dela os possíveis vírus ;bactérias e fungos existentes , ainda tem um custo acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário