domingo, 19 de junho de 2011

A Crise de 1929

Com o fim da 1ª Guerra Mundial, os EUA se tornaram uma potência mundial, expandiram seu parque industrial ao ponto de reter em suas mãos praticamente um terço de todos os produtos industrializados que percorriam o mundo.Diante disso, imigrantes de todo o mundo buscavam viver o tal “american way of life” (jeito americano de se viver).
“There’s no way like the American way” ( Não há maneira como a maneira Americana) – Propaganda do modo de vida americano (“American way of life”)


Os cidadãos norte-americanos das mais variadas classes sociais sonhavam em ascender socialmente, investindo grande parte de suas economias no setor das ações, esperando que a economia continuasse crescendo, tinham a ilusão de que seu país não mais reconhecia limites.Mas, Com o passar do tempo, a capacidade de consumo dos norte-americanos passou a ser superada pela enorme quantidade de mercadorias produzidas pelas indústrias. Houve uma crise de superprodução, haviam muitos produtos e quase nenhum mercado consumidor. Como uma primeira medida, as indústrias cortaram os gastos com funcionários, deixando milhares de norte-americanos desempregados, ficando desempregados, não tinha dinheiro para gastar o que piorou ainda mais a situação econômica do país.E no dia 24 de outubro de 1929, uma avalanche de ofertas e a ausência de compradores sentenciaram a quebra da Bolsa de Nova York.E assim, do dia para a noite, empresários e milionários faliram, muitos deles se suicidaram por tamanho desespero, milhares de trabalhadores perderam os seus empregos e as diversas nações que dependiam do investimento norte-americano viram a sua própria ruína.
 E como num incrível efeito dominó, diversas economias do mundo se viram gravemente prejudicadas.

Em busca de soluções para o problema o eleitorado norte-americano promoveu a vitória do democrata Franklin Delano Roosevelt para a presidência. Sob a sua tutela, a economia norte-americana revisou os princípios liberais e empreendeu a intervenção do Estado na economia com a criação do New Deal. 

Franklin Delano Roosevelt

Estadista e ex-Presidente dos Estados Unidos nascido em Hyde Park, estado de Nova York, único eleito para quatro mandatos consecutivos. foi eleito governador de Nova York (1928) e reeleito (1930). Pregando uma solução para contornar a crise econômica que se iniciara sobre os Estados Unidos (1929), através de um programa denominado New Deal, candidatou-se pelo partido democrata à presidência e foi eleito (1932), tomou posse em 4 de março do ano seguinte. Nos primeiros dias de governo conseguiu aprovar as leis previstas no New Deal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário