domingo, 19 de junho de 2011

Movimento Hippie

Movimento Hippie.
O movimento hippie era parte do movimento contracultura dos anos 60 tendo uma queda relativa nos anos 70 nos EUA, embora  o movimento tenha sido muito forte em países como o Brasil somente na década de 70.Uma das frases ideomáticas associadas a este movimento é     “ Paz e Amor” , conhecida até os dias atuais, que precedeu à expressão “Ban the Bomb” ,a qual criticava o uso de armas nucleares.


Os hippies respeitavam recorrentemente idéias como a prática de nudismo, emancipação sexual e as questões ambientais.Tinham um modo de vida comunitário, tendo um estilo de vida nômade e vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e às guerras, eram adeptos de religiões como hinduísmo,budismo e outras culturas nativas norte americanas e estavam em desacordo  com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Seu principal símbolo era a Mandala.

Na década de 60 contestaram a sociedade e colocaram em causa os valores tradicionais, o poder militar e econômico. Tais movimentos de contestação iniciou-se nos EUA, impulsionados por músicos e artistas em geral. Eles defendiam o amor e a não-violência. Pessoas não associadas À contracultura consideravam  os cabelos compridos dos hippies uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta deles, as vezes por acharem anti-higiênicos ou os considerarem coisa de mulher.


Os hippies não pararam de fazer protestos contra a Guerra do Vietnã, onde o propósito era acabar com a guerra. Grande parte dos hippies eram soldados que voltaram depois de ter contato com Indianos e a cultura oriental que, a partir desse contato, se inspiraram na religião e no jeito de viver para protestarem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário