domingo, 10 de abril de 2011

Crônica - Fernando Sabino

O Nascimento da Crônica
"Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazem-se algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a Petrópolis, e la glace est rompue está começada a crônica.(...)"
(Machado de Assis. "Crônicas Escolhidas". São Paulo: Editora Ática, 1994)

Assim como a fábula e o enigma, a crônica é um gênero narrativo. Como diz a origem da palavra (Cronos é o deus grego do tempo), narra fatos históricos em ordem cronológica, ou trata de temas da atualidade, que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa. Geralmente narrada em 1ª ou 3ª pessoa, com uma linguagem pessoal e subjetiva, poucos personagens, com a variedade padrão.


A crônica pode receber diferentes classificações: 

  • Lírica: em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo;
  • Humorística: em que o autor faz graça com o cotidiano;
  • Crônica-ensaio: em que o cronista, ironicamente, tece uma crítica ao que acontece nas relações sociais e de poder;
  • Filosófica: reflexão a partir de um fato ou evento;
  • Jornalística: que apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos, pode ser policial, esportiva, política etc.
 Fernando Sabino

Fernando Tavares Sabino,é filho de Domingos Sabino, e de D. Odete Tavares Sabino, nasceu em 12 de outubro de 1923, em Belo Horizonte. Aos 17 anos, ao decidiu ser gramático, escreveu uma crítica sobre o dicionário de Laudelino Freire no jornal "Mensagem", e publicou também artigos literários em "O Diário", ambos em Minas Gerais.Em 1934, entra para o escotismo, onde permanece até os 14 anos.  Disse ele em sua crônica "Uma vez escoteiro":
"Levei seis anos de minha infância com um lenço enrolado no pescoço, flor-de-lis na lapela e pureza no coração, para descobrir que não passava de um candidato à solidão. Alguma coisa ficou, é verdade: a certeza de que posso a qualquer momento arrumar a minha mochila, encher de água o meu cantil e partir. Afinal de contas aprendi mesmo a seguir uma trilha, a estar sempre alerta, a ser sozinho, fui escoteiro — e uma vez escoteiro, sempre escoteiro".
  No início da década de 1940, começou a cursar a Faculdade de Direito e ingressou no jornalismo como redator da "Folha de Minas". Seu primeiro livro de contos, "Os Grilos não Cantam Mais", foi publicado em 1941, no Rio. Nesse mesmo ano, torna-se colaborador do jornal literário "Dom Casmurro", da revista "Vamos Ler" e do "Anuário Brasileiro de Literatura". 


 Sabino decide, em 1957, viver exclusivamente com escritor e jornalista depois de pedir exoneração do cargo de escrivão. Inicia uma produção diária de crônicas para o "Jornal do Brasil", escrevendo mensalmente também para a revista "Senhor". Em julho de 1999, recebe da Academia Brasileira de Letras o prêmio "Machado de Assis" pelo conjunto de sua obra. 
 Publica em 2004 o romance "Os Movimentos Simulados", da editora Record, totalizando uma produção literária de mais de quatro dezenas de obras em 80 anos de vida.
 Um dia antes de completar 81 anos, morre no dia 11 de outubro de 2004 vítima de câncer no fígado. O escritor lutava contra a doença desde 2002. O corpo de Sabino foi sepultado ao som de canções de jazz, tradicionais em funerais de Nova Orleans (EUA), na manhã do dia 12 de outubro, no cemitério São João Baptista, em Botafogo, zona sul do Rio.
 
A seu pedido, seu epitáfio é o seguinte: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino".


Einstein x Darwin

Charles Darwin era um britânico naturalista que conseguiu fama convencendo uma comunidade científica de sua tese sobre a evolução e propor uma teoria para explicar como ela acontece a partir da seleção natural e sexual.Assim foi desenvolvendo a teoria da evolução das espécies.Foi premiado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres.
Enquanto Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos,desenvolveu a teoria da relatividade e com isso se tornou sinônimo de gênio.
Einstein ficou conhecido por criar a teoria da relatividade.Em 1921 recebeu o premio Nobel de Física,o que só foi anunciado em 1922.O trabalho teórico desenvolvido por ele possibilitou o desenvolvimento da energia atômica,mesmo não tendo planejado tal possibilidade.Nos seus últimos anos,sua fama superou a de qualquer outro cientista.Seu nome era sinônimo da palavra “gênio” .
Tanto Darwin quanto Einstein nasceram em épocas diferentes e em lugares diferentes, porém ambos contribuíram para a evolução científica cultural.

I Guerra Mundial - Thomas Woodrow Wilson

A I Guerra Mundial foi um conflito imperialista que se iniciou em 1914, onde os países europeus dividiram entre si os territórios africanos, alegando que cada território seria colonizado e que receberiam cultura, conhecimento e civilização.No entanto, na divisão dos territórios, a Inglaterra e a França ficaram com as regiões mais valorizadas, onde se encontravam riquezas e minérios, a Alemanha que já tinha a Inglaterra como um inimigo em comum, ficou com menos territórios, e assim entrou em descontentamento.
 O Arqueduqudo império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando foi visitar Saravejo (Bósnia-Herzegovina), e foi assassinado por um grupo Sérvio conhecido como Mão negra.O império Austro-Húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.Este foi o estopim da I Guerra Mundial.
A Alemanha se uniu com a Austria-Húngria e Itália, formando a tríplice Aliança (mais tarde, em 1915, a Itália passou para a outra aliança) e a Inglaterra,a Rússia e a França se uniram na tríplice Entente (O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.)
Soldados nas trincheiras.
 As batalhas aconteceram principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos lugares onde pudessem ficar, havia fome e doenças que também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas, no lugar dos homens. 
 Em 1917, a Rússia se retirou da guerra, alegando não ter motivos para continuar em uma guerra cujos objetivos eram capitalistas, uma vez que era um país socialista, e também por estar passando por um processo revolucionário. Nesse mesmo ano, os Estados Unidos começaram a participar diretamente da guerra, ao lado da tríplice Entente, pois tinha interesse comerciais à defender, principalmente com a Inglaterra e a França.Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da tríplice Aliança a assinarem a rendição.
        
                       Thomas Woodrow Wilson
Thomas Woodrow Wilson é considerado um pai do idealismo,ele lutou por uma Alemanha livre e com condições para um desenvolvimento econômico e democrático. Foi o principal impulsionador da Sociedade das Nações, projeto que só não falhou por completo porque muitas das estruturas da SDN foram utilizadas futuramente na ONU e pelo fato de ter resolvido alguns pequenos conflitos entre nações na Europa e na América do Sul. Woodrow fez de tudo para que se tornassem sensíveis às populações que representavam, mostrando que estas são as mais prejudicadas com a guerra, e que as massas deviam ter uma opinião quanto à política externa do seu país (chamava mesmo inconstitucionais muitas das medidas tomadas pelos regimes da época). O fracasso da SDN está intimamente ligado com o fato dos EUA não terem aderido, apenas parcial e sucessivamente, à organização.Foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América em 1912, e sendo reeleito ficou no cargo até 1921.
Em 8 de janeiro de 1918 o presidente Woodrow Wilson redigiu e apresentou ao congresso dos EUA, o tratado dos 14 pontos de Wilson, nesse tratado ele propunha: 
  1.   Inaugurar pactos de paz, depois dos quais não deverá haver acordos diplomáticos secretos, mas sim diplomacia franca e sob os olhos públicos;
  2.  Liberdade absoluta de navegação nos mares e águas fora do território nacional, tanto na paz quanto na guerra, com exceção dos mares fechados completamente ou em parte por ação internacional em cumprimento de pactos internacionais;
  3.  Abolição, na medida do possível, de todas as barreiras econômicas entre os países e o estabelecimento de uma igualdade das condições de comércio entre todas as nações que consentem com a paz e com a associação multilateral;
  4.  Garantias adequadas da redução dos armamentos nacionais até o menor nível necessário para garantir a segurança nacional;
  5.  Um reajuste livre, aberto e absolutamente imparcial da política colonialista, baseado na observação estrita do princípio de que a soberania dos interesses das populações colonizadas deve ter o mesmo peso dos pedidos equiparáveis das nações colonizadoras;
  6.  Retirada dos Exércitos do território russo e solução de todas as questões envolvendo a Rússia, visando assegurar melhor cooperação com outras nações do mundo. O tratamento dispensado à Rússia por suas nações irmãs será o teste de sua boa vontade, da compreensão de suas necessidades como distintas de seus próprios interesses e de sua simpatia inteligente e altruísta
  7.  Bélgica, o mundo inteiro concordará, precisa ser restaurada, sem qualquer tentativa de limitar sua soberania a qual ela tem direito assim como as outras nações livres;
  8.  Todo território francês deve ser libertado e as partes invadidas restauradas. O mal feito à França pela Prússia, em 1871, na questão da Alsácia e Lorena, deve ser desfeito para que a paz possa ser garantida mais uma vez, no interesse de todos;
  9.  Reajuste das fronteiras italianas, respeitando linhas reconhecidas de nacionalidade;
  10.  Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autônomo dos povos da Áustria-Hungria, cujo lugar entre as nações queremos ver assegurado e salvaguardado;
  11.  Retirada das tropas estrangeiras da Romênia, da Sérvia e de Montenegro, restauração dos territórios invadidos e o direito de acesso ao mar para a Sérvia;
  12.  Reconhecimento da autonomia da parte da Turquia dentro do Império Otomano e a abertura permanente do estreito de Dardanelos como passagem livre aos navios e ao comércio de todas as nações, sob garantias internacionais;
  13.  Independência da Polônia, incluindo os territórios habitados por população polonesa, que devem ter acesso seguro e livre ao mar;
  14.  Criação de uma associação geral sob pactos específicos para o propósito de fornecer garantias mútuas de independência política e integridade territorial dos grandes e pequenos Estados. 
 Sob forte influência da política externa norte-americana, esse acordo foi recusado pelos EUA, a Inglaterra e França, em contrapartida sugeriram o Tratado de Versalhes, o que causou à Alemanha grandes punições, atingindo sua economia, suas conquistas territoriais e sua população. Depois de complicadas negociações entre as nações vencedoras e aliadas, que envolveram discussões sobre a retomada de terras dominadas e conflitos anteriores à Primeira Guerra, uma versão reformulada do tratado de 14 pontos foi aprovada.Um mês depois, em 28 de junho de 1919, em Paris, o estatuto da Liga das Nações foi assinado como parte do Tratado de Versalhes, que definiu as cláusulas do fim da guerra. A primeira assembléia geral da Liga foi realizada em 15 de novembro de 1920, na neutra Genebra.
 Com isso, Woodrow conseguiu elevar os Estados Unidos da América a primeira potência mundial e nesse mesmo ano, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz.

Sir Jean William Fritz Piaget

Sir Jean William Fritz Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896 na cidade de Neuchâtel (Suíça) e morreu em 17 de setembro de 1980.Estudou biologia na Suíça ,depois psicopatologia na universidade de Sorbonne na frança. Morou na cidade de Zurique em 1918 lá estagiou em uma clinica psiquiátrica e trabalhou em um laboratório de psicologia. Se especializou em psicologia evolutiva e no estudo de epistemologia genética.
Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de artigos.os principais livros de Piaget são : A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923) e O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).
Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas.
Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Roseeau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.A partir da observação de seus filhos,Piaget desvendou muitos dos enigmas da inteligência infantil.
Diversos colégios do mundo aplicam as idéias de Piaget .Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos críticos e criativos.E de acordo com elas, o professor não deve apenas ensinar, mas sim orientar os alunos no caminho da aprendizagem autônoma.
Jean Piaget ao longo de sua vida proporcionou grandes contribuições para a pedagogia e até hoje suas teorias são aplicadas da educação de jovens pelo mundo todo.

Carl von Linné Filho ou Carolus Linnaeus Filho

Nasceu no dia 20 de Janeiro de 1741 em Falun na Suécia.Carl von Linné foi um naturalista que entre tantos estudos se interressava por botânica.
Começo na universidade de Uppsala com apenas 19 anos,onde teve três mentores que lhe ensinaram ciências Pehr Lofling,Daniel Solander e Johann Peter Falck.
Com 22 anos sucedeu seu pai na cadeira de medicina prática em Uppsala.Onde se tornou professor sem fazer provas e nem defender nenhuma tese,atitude na qual gerou revolta e ressentimento em seus companheiro de universidade.


Ficheiro:Forslund, Linnaeus filius.jpg

Sua obra mais conhecida é Supplementum Plantarum systematis vegetabilium, publicada em 1781.
Linné herdou de seu pai uma coleção de livros científicos onde lutou para conserva-lás.
Após uma viagem para Londres(capital da Inglaterra) von Linné foi contaminado com icterícia(síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo),sua mãe Sara Elisabeth Moraea vendeu sua coleção para o britânico Sir James Edward Smith,que seguidamente doou para a Sociedade Linneana de Londres.Carl von Linné morreu com 42 anos e não tinha filhos.


François-Marie Arouet - Voltaire

Voltaire nasceu em 21 de novembro de 1694 e morreu em 30 de maio de 1778 .Seu verdadeiro nome era François-Marie Arouet, voltaire era seu pseudônimo.Ele ficou conhecido por direcionar duas críticas aos reis absolutistas e aos privilégios da nobreza e do clero.
Suas obras influenciaram pensadores importantes tanto da revolução Francesa quanto da Americana.Voltaire produziu torno de 70 obras em quase todas as formas literárias,assinando peças de teatro, ensaios,romances e poemas,obras científicas e históricas,mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.Devido à exposição de seus pensamentos,Voltaire foi preso duas vezes, e para fugir de uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra.Permaneceu por três anos naquele país,onde ele pode conhecer e passou a admirar as idéias políticas de John Locke.



Voltaire defendia abertamente a reforma social, apesar das rígidas leis de censura e punições severas à quem as quebrasse.Freqüentava a igreja católica e as instituições francesas da época.Seu conjunto de idéias constituíram uma tendência de pensamento conhecida como liberalismo,na qual e o indivíduo é capaz de elaborar suas próprias leis,onde a vontade da maioria prevalece.Acima de tudo Voltaire defendia a liberdade e ser e pensar diferente.Acreditava que independentemente do tamanho de um monarca ele deveria passar por todos os processos legais antes de punir um servo.
Suas idéias refletiam a perspectiva do iluminismo.Voltaire introduziu diversas reformas na frança,tais como: tributação proporcional e redução dos privilégios do clero e da nobreza, liberdade de imprensa, um sistema imparcial de justiça criminal e tolerância religiosa.

Pitágoras de Samos

Foi um filósofo e matemático que nasceu na ilha de Samos na Grécia Antiga (570 a. C a 496 a. C).
Sua história de vida é baseada em lendas,e umas das que mais circulam é que sua mãe foi consultar
Pitonisa(sacerdotisa do templo de Apolo) e daí soube que a criança que estava por vir seria um ser excepcional

Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), que foi determinante para a evolução da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Um dos boatos que rolam entre os estoriadores é que Pitágoras foi casado com uma física e matemática grega cujo o nome é Theano,que foi sua aluna,acredita-se também que ele teve duas filhas,que após a sua morte assumiram a presidência de sua escola.
Segundo a Escola de Pitágoras os números são a essência da vida e de quem vive ela,os pitagóricos acreditam que há 4 elementos: Terra,Água,Fogo e Ar. Os quatro elementos fazem um elo com os números que não distinguem forma,lei e substância.
A Mathematike em grego,que no português significa Matemática,surgiu com Pitágoras que foi o primeiro a aplicar a matéria em provas dedutivas.
O ínicio da Matemática consiste na seguinte forma c²=a²+b²,que é chamada de Teorema de Pitágoras
que já era conhecida pelos Babilônios em 1600 a. C
com escopo empírico. Estes usavam sistemas de notação sexagesimal na medida do tempo (1h=60min) e na medida dos ângulos (60º, 120º, 180º, 240º, 360º).

Pitágoras percorreu por 30 anos o Egito, Babilônia, Síria, Fenícia e talvez a Índia e a Pérsia , onde acumulou ecléticos conhecimentos: astronomia, matemática, ciência, filosofia, misticismo e religião. Ele foi contemporâneo de Tales de Mileto, Buda, Confúcio e Lao-Tsé.
A Escola Pitagórica foi uma entidade parcialmente secreta com centenas de alunos que compunham uma irmandade religiosa e intelectual.Destacam-se
  • prática de rituais de purificação e crença na doutrina da metempsicose, isto é, na transmigração da alma após a morte, de um corpo para outro. Portanto, advogavam a reencarnação e a imortalidade da alma;
  • lealdade entre os membros e distribuição comunitária dos bens materiais;
  • austeridade, ascetismo e obediência à hierarquia da Escola;
  • proibição de beber vinho e comer carne (portanto é falsa a informação que os discípulos tivessem mandado matar 100 bois quando da demonstração do denominado Teorema de Pitágoras);
  • purificação da mente pelo estudo de Geometria, Aritmética, Música,e Astronomia;
  • classificação aritmética dos números em pares, ímpares, primos e fatoráveis;
  • "criação de um modelo de definições, axiomas, teoremas e provas, segundo o qual a estrutura intrincada da Geometria é obtida de um pequeno número de afirmações explicitamente feitas e da ação de um raciocínio dedutivo rigoroso" (George Simmons);
  • grande celeuma instalou-se entre os discípulos de Pitágoras a respeito da irracionalidade do raiz de 2. Utilizando notação algébrica, os pitagóricos não aceitavam qualquer solução numérica para x² = 2, pois só admitiam números racionais. Dada a conotação mística atribuída aos números, comenta-se que, quando o infeliz Hipasus de Metapontum propôs uma solução para o impasse, os outros discípulos o expulsaram da Escola e o afogaram no mar;
  • na Astronomia, idéias inovadoras, embora nem sempre verdadeiras: a Terra é esférica, os planetas movem-se em diferentes velocidades nas várias órbitas ao redor da Terra. Pela cuidadosa observação dos astros, cristalizou-se a idéia de que há uma ordem que domina o Universo;
  • aos pitagóricos deve-se provavelmente a construção do cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e a bem conhecida "seção áurea";
  • na Música, uma descoberta notável de que os intervalos musicais se colocam de modo que admitem expressões através de proporções aritméticas. Pitágoras - assim como outros filósofos gregos pré-socráticos - também descreveu o poder do som e seus efeitos sobre a psique humana. Essa experiência musicoterápica possivelmente foi utilizada mais tarde por Aristóteles como base teórica para sua definição de música, que, segundo ele, era uma "arte medicinal".
  • Pitágoras morreu em Metaponto aos 74 anos.

Pré-Modernismo - Euclides da Cunha

 O Pré-Modernismo não chegou a constituir um movimento literário, ele é considerado uma fase de transição entre o Simbolismo e o Modernismo. A coexistência do tradicionalismo agrário, representado pela oligarquia dominante, com novos estratos sociais urbanos, a burguesia industrial inicipiente em São Paulo Rio de Janeiro, os profissionais liberais, os imigrantes, os operários e o subproletariado, além do exército, que desde a proclamação da República exerceu papel muito importante.Desse quadro social emergem ideologias conflitantes , a diversidade regional fez com que os movimentos da época exprimissem níveis de consciência muito destintos.
  Os principais escritores Pré-Modernistas são :

  •  Euclides da Cunha ( Os Sertões; À Margem da História; Peru Versus Bolívia; Contrastes e Confrontos; e outros ).
  •  Lima Barreto ( Recordações do Escrivão Isaías; Triste Fim de Policarpo Quaresma; Numa e Ninfa; e outros ).
  •  Monteiro Lobato ( Urupês; Ideias de Jeca Tatu; A Barca de Gleyre; O Mundo da Lua; O Presidente Negro; e outros ).
  •  Graça Aranha ( Canaã; A Viagem Maravilhosa; O Espírito Moderno; e outros ).
  • Augusto dos Anjos ( Eu - reeditado em 1919 sob o título Eu e Outras Poesias- ).


                                                           Euclides da Cunha
Euclides da Cunha nasceu em 1866 no Rio de Janeiro, estou em escolas militares e fez curso de Engenharia, durante sua adolescência mostrou grande interesse por ciências naturais e filosofia. Viveu durante algum tempo em São Paulo e em 1997, quando trabalhava no jornal O Estado de São Paulo, foi enviado para a Bahia, para cobrir como correspondente, a guerra de Canudos.Por ser um ex-militar, Euclides pode informar os acontecimentos da guerra com exatidão.
Fragmento de uma das cartas de Euclides da Cunha, que eram transmitidas por telégrafo, para o jornal O Estado de São Paulo . 
  Conforme as cartas de Euclides chegavam, elas já eram colocadas nas páginas do jornal O Estado de São Paulo, assim permitiam que o sul do país acompanhasse a guerra. Cinco anos após esses acontecimentos, Euclides lançou o livro Os Sertões, onde narra e analisa os fatos acontecidos na guerra de Canudos, baseando-se nos seus conhecimentos militares e em suas teorias científicas da época.Euclides escreveu também tratados, cartas e artigos, relacionados ao país, às suas características regionais, geográficas e culturais.


 Em 15 de agosto de 1909, depois de uma troca de tiros com o aspirante Dinorá e seu irmão, o cadete Dilermando de Assis. Em 1916, o segundo-tenente Dilermando de Assis, que havia sido absolvido da morte do biografado (legítima defesa), mata em um cartório de órfãos no centro do Rio, o aspirante naval Euclides da Cunha Filho, o Quidinho, que tentou vingar a morte do pai. Dilermando é novamente absolvido, pelo mesmo veredicto.
 Para quem se interessar sobre as publicações de Euclides no jornal O Estado de São Paulo, vale a pena conferir o espaço, que o site do próprio jornal criou em homenagem ao centenário da morte do escritor, vou deixar o link para vocês, aproveitem! 
http://www.estadao.com.br/especiais/euclides-da-cunha-nas-paginas-do-estadao,55175.htm 


    Marilena de Souza Chauí

    Princípios da filosofia, julgar um livro pela capa é o que todos fazem se tratando do que chamamos de vida social. O pré-conceito esta ligado a esse termo literalmente, pois em todas as atitudes do ser humano sempre tem um pensamento de princípio ao que se julga ser: correto, errado, lindo, feio, bom ou ruim. 
    Para ser um filósofo a sociedade tem o pré-conceito de que ele tem de haver características de um ser humano desligado a esse mundo, louco, revoltado, ateu, despenteado, considerando um filósofo sem profissão. Sendo o objetivo da filosofia a aquisição de novos pensamentos novos conceitos sobre o que este mundo tem a nos oferecer, descobrir origens de onde vem tudo o que temos hoje. Como por exemplo, origem da religião que é assunto que sempre deu continuidade a debates intermináveis.
    Filosofia esta nítida em todos os pensamentos, pois a partir do momento em que você tem curiosidade, opinião, argumento você adquire mais experiência, neste caso exercita-se o que chamamos de reflexão sobre os fatos que resulta numa tese que se obtêm filosofia, ou seja, o fato de pensar é na verdade filosofar os princípios da vida do que realmente é certo, errado, lindo, feio, bom ou ruim.
    Temos um exemplo da filosofia Brasileira, ex-secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, Marilena de Souza Chauí nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Ela é filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí. Deu inicio em seus estudos num escola em Pindorama, interior paulista, e continuou no colégio Nossa Senhora do Calvário, na cidade de Catanduva, concluindo-o no colégio Estadual Presidente Roosevelt, na capital. Sua tese de livre-docência foi defendida na universidade de São Paulo em 1977, com o título A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade com temas como imanência; liberdade; necessidade; servidão; beatitude e paixão.


    Em 1987 e conquistou o cargo de professora titular de filosofia. Ela ministra aulas no departamento de filosofia da universidade de São Paulo, tendo se especializado em história da filosofia moderna e em filosofia política. Atualmente Chauí é historiadora de filosofia brasileira, professora de filosofia política e história da filosofia moderna da faculdade de filosofia, letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – a FFLCH-USP.
    Marilena é Presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII e Doutora Honoris Causa pela Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina. Atualmente ela desenvolve uma pesquisa sobre A elaboração espinosana de uma ciência dos afetos – ruptura com a tradição da contingência e afirmação da necessidade, dentro da Faculdade de Filosofia da USP. Em sua obra é possível encontrar temas como ideologia, cultura, universidade pública, entre outros. Destacam-se os livros Repressão Sexual, Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo, Introdução à História da Filosofia, Convite à Filosofia, A Nervura do Real, Simulacro e poder, entre outros. Ela é casada com o historiador Michael Hall.

    Milton Santos

     Diferenças Fundamentais entre tradicional e nova Hierarquia urbana.
    Na concepção Tradicional de hierarquia urbana, baseada na noção de hierarquia militar era muito rígido e fechado. Assim as, relações dentro da rede urbana seguiam uma hierarquia crescente: Vila, cidade, local, centro-regional, metrópole-regional, metrópole-nacional e metrópole-mundial. Na nova noção de hierarquia urbana, em função dos avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações rompe-se com essa hierarquia rígida. Desse modo a vila ou a cidade local podem relacionar-se diretamente da metrópole regional ou nacional.
     Ainda nos anos 60, incansável e crítico, Milton Santos embrenhou-se na política, numa tentativa audaz de transformar a realidade social que transparecia nos estudos geográficos produzidos na UFBA. Convidado pelo Presidente da República Jânio Quadros — a quem havia conhecido durante a cobertura para A Tarde da viagem presidencial à Cuba — o já conhecido professor, jornalista e geógrafo, tornou-se também representante da Casa Civil de Jânio na Bahia e, em 1964, presidente da Comissão Estadual de Planejamento Econômico (CPE) no governo estadual de Lomanto Júnior. Com a renúncia de Jânio, identificado com a corrente renovadora do planejamento e tendo desafiado interesses tradicionais, Santos foi alvo do primeiro movimento de repressão a intelectuais da Bahia. Entre as propostas de "intervenção urbana" que teriam "desagradado ao regime" estava a criação de um imposto sobre a fortuna, em discussão na CPE. A viagem à Cuba e os artigos sobre a revolução cubana também devem ter contribuído para que seu nome integrasse os arquivos do Exército. Demitido do cargo de professor da UFBA, obtido por concurso, passou 90 dias preso no quartel do Cabula, em Salvador, só saindo de lá por causa de um pré-infarto e de um derrame facial que o levaram ao hospital. Sem alternativa e tendo um convite de colegas franceses, deixou a Bahia em dezembro de 1964.

      Milton Santos nasceu no município baiano de Brotas de Macaúbas em 3 de maio de 1926, passou por varias cidades baianas quando criança, por exemplo Ubaituba, Alcobaça e Salvador, aprendeu a falar Frances e aprendeu álgebra . Alfabetizado pelos seus avos maternos (professores primários em Alcobaça) Instituto Baiano de Ensino era onde estudava e dava aulas de matemática aos seus 13 anos de idade. Aos 15 lecionou Geografia e aos 18 prestou vestibular para Direito em Salvador ainda assim marcou presença na militância politica de esquerda e não deixou de se interessar pela Geografia, por mais que formado em Direito fez concurso para professor catodratico no colégio Municipal de Ilhéus. Além do magistério desenvolveu atividades jornalísticas diminuindo suas amizades com políticos de esquerda. Escreveu o livro nesta época “ZONA do CACAU”. Tratando daquela monocultura na região. Ainda em Ilhéus, conheceu Jandira Rocha, com quem se casou e teria um filho, Milton Filho, retornou para Salvador, e se formou professor na faculdade Católica de Filosofia e editorialista do "A Tarde" e publicou mais de uma centena de artigos de geografia. Em 1956, foi convidado pelo professor Jean Tricart aso concluir seu doutorado em Estrasburgo (França). Tendo viajado pela Europa e pela África, publicou em 1960 o estudo "Mariana em Preto e Branco". Depois do doutorado (com a tese "O Centro da Cidade de Salvador"),voltou para o Brasil. Novamente professor da Católica de Filosofia, criou um ambiente intelectual dinâmico, que atraiu dezenas de estudiosos estrangeiros para darem conferências e
    cursos. 
     No final dos anos 1950, Milton participou de um concurso (que acabou não se realizando) para livre-docente na Universidade Federal da Bahia. Após ter recorrido à Justiça, conseguiu prestar o exame, defendendo brilhantemente a tese "Os Estudos Regionais e o Futuro da Geografia", na época, Milton Santos foi um dos fundadores do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais da Universidade da Bahia, que demonstraria grande vitalidade na promoção dos estudos da área. 
    Com o golpe militar de 1964, Milton Santos foi preso e depois exilado. Convidado a lecionar na Universidade de Toulouse (França), ficou ali três anos. Seguiu então para Bordeaux (França), onde conheceu Marie-Hélène, a geógrafa que se tornaria sua companheira e com quem teria o filho Rafael. A década de 1970 foi um período intelectualmente bastante fértil para Milton Santos, que estudou e trabalhou em universidades no Peru, na Venezuela e nos EUA. Nesse último país, entre 1975 e 1976, foi pesquisador no Massachusetts Institute of Technology (MIT). 

      Em 1977, retornou para o Brasil, trazendo já completa a obra "Por uma Geografia Nova". Começou então um período difícil. Atuou como consultor e professor assistente e realizou trabalhos esporádicos até que, em 1984, conseguiu o posto de professor titular na Universidade de São Paulo (USP). 
    Em 1994, recebeu o Prêmio Vautrim Lud, considerado "o Nobel da geografia". Continuou trabalhando ativamente até o fim da vida e foi agraciado com inúmeras honrarias, títulos e medalhas. Milton Santos morreu aos 75 anos, legando obras e atividades que foram um marco nos estudos geográficos no Brasil.