domingo, 6 de março de 2011

Georges Leclanché

Georges Leclanché,nasceu em Parmain na França no ano de 1839.Ainda jovem se mudou para a Inglaterra,onde começou a sua formação acadêmica,mais tarde Georges voltou para a França e terminou seus estudos na Escola Central de Paris(École Centrale Paris),quando em 1860 terminou o curso de Engenharia.
O líquido que gerava energia dentro da pilha de Leclanché era o electrólito(Solução aquosa de cloreto de amónio a 10-30%).O evento gerava uma queda rápida de tensão chamada polarização,devido ao hidrogénio que se formava no ânodo, Leclanché envolveu a barra de grafite com um invólucro cheio de dióxido de manganésio que atuava como despolarizante, permanecendo com o hidrogénio livre.Fechado o circuito, o zinco era atacado pelo cloreto de amónio, formando-se cloreto de zinco, amoníaco e hidrogénio. Em virtude desta reação o zinco eletrizava-se negativamente e o líquido positivamente Esta pilha era bastante pesada e quebrava com facilidade.
A pilha de Leclanché,após mudanças em sua estrutura,se tornou leve e pequena,de vários formatos e tamanhos,hoje em dia a pilha seca,ajuda a população mundial com diversas funções.
Georges Leclanché morreu em 1882,aos 42 anos.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário