Jons Jacob Berzelius foi um químico sueco. Estudou e lecionou medicina, farmácia e botânica. Foi um dos fundadores da química moderna, a partir da formulação de alguns de seus conceitos fundamentais.
Num período de dez anos estudou em torno de dois mil compostos químicos, descrevendo o cério em 1803; o selénio em 1817 e o tório em 1828. Entre outros elementos, isolou pela primeira vez o silício em 1823, zircónio em 1824 e o titânio em 1825. Deve-se a Berzelius a estruturação da atual notação química e a introdução dos conceitos de isomeria, halogênios, ação catalítica e das substâncias catalisadoras em 1815, e do radical orgânico, o que o torna par de John Dalton, Antoine Lavoisier e Robert Boyle na fundação da química moderna. Jons foi o inventor dos símbolos químicos.
Contribuiu significativamente no desenvolvimento da teoria atômica e empenhou-se durante anos na determinação de pesos atômicos e moleculares de milhares de elementos e compostos. Foi pioneiro na utilização do oxigênio como referência para determinação dos pesos atômicos, determinando os pesos atômicos de cerca de 43 elementos, e na utilização de letras como símbolo dos elementos.Inventou e aperfeiçoou muios instrumentos de laboratório, como o papel filtro, o dissecador e os tubos de borracha para conexão de balões e retortas. Seus trabalhos: química fisiológica, teoria das proporções , ação química da eletricidade, e outros, o credenciaram como um dos fundadores da química moderna citada acima.
Morreu em Estocolmo e sua principal obra é Labok i kemien, sua mais notável contribuição para a ciência foi a teoria dualística. Também são importantes seus estudos sobre a classificação de minerais de acordo com a composição química.
Isomeria
Nenhum comentário:
Postar um comentário