René Descartes nasceu na cidade de La Haye en Touraine (Cidade a 300 km de Paris), na França, no dia 31 de de Março de 1596. Foi filósofo, físico e grande conhecedor da aréa matemática.
Sua infância já começou com grande tristeza, pois, com apenas 1 ano de vida sua mãe Jeanne Brochard veio à falecer. Com 8 começou seus estudos no colégio Jesuíta Royal Henry-Le-Grand, em La Fleche.
O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedade feudalista, onde a influência da Igreja ainda era muito ativa.
Considerado o pai do racionalismo, defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Descartes viveu numa época marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos. Viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em outros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam.
Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.
René Descartes morreu em Estocolmo, na Suécia no dia 11 de Fevereiro de 1650 aos 53 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário