segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Graciliano Ramos

Em 1892 , no estado de Alagoas nasceu o escritor Graciliano Ramos, que se tornou um dos principais romancistas da geração de 1930.Em 1933 retornou a Maceió para ocupar o cargo de diretor da Instituição Pública de Alagoas, conheceu então Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado. Em 1936, sob a acusação de ser subversivo, foi preso pela ditadura Vargas, sofrendo inumeras humilhações, essas experiências foram reveladas em sua obra “Memórias do Cárcere”.Foi liberto em 1945 e mudou-se para o Rio de Janeiro e consagrou-se como um dos maiores romancistas brasileiros, sendo considerado por muitos um possível sucessor de Machado de Assis. Em 1953 faleceu vitima de câncer .

Graciliano Ramos assim como tantos outros, foi vítima dos mandos e desmandos ditatoriais que assolaram o país naquela época, então através do seu romance "Vidas Secas" , o autor descreveu sua indignação diante da miséria que vivia o povo nordestino, ele escreveu também as obras "São Bernardo" ,"Caetés"," Angústia"," Infância ", "Insônia" e "Viagem".

 "É fácil se livrar das responsabilidades.Difícil é escapar das consequências por ter se livrado delas" (Graciliano Ramos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário