segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fernando Henrique Cardoso e o Plano Real

Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro , em uma família de militares, mudou-se para São Paulo aos 8 anos, onde alguns anos depois se formou em Direito na USP e fez pós graduação em Paris.Em 1992, ele foi nomeado ministro das Relações Exteriores do governo de Itamar Franco e no ano seguinte, assumiu a pasta da Fazenda, e foi quando conseguiu mobilizar os parlamentares e a opinião pública em torno de um plano de estabilização econômica que incluía medidas de controle do déficit público e uma reforma monetária - o chamado Plano Real.

Fernando Henrique Cardoso afastou-se do ministério para se candidatar a presidência , e em 1994 venceu no primeiro turno com 54,3% dos votos.Seu governo foi marcado pela quebra dos monopólios estatais nas áreas de comunicação e petróleo, bem como pela eliminação de restrições ao capital estrangeiro.Essa ampla política renovou o país nas áreas de telefonia e extração de minérios .Graças a estabilização da inflação , Fernando Henrique se reelegeu em 1998 com 53,06%, Apesar das várias crises externas que impactaram a economia brasileira durante os quatro anos de seu segundo governo, graças à continuidade do Plano Real a inflação se manteve baixa, na casa de um dígito percentual anual, e assim continuou pelos anos seguintes.


O Plano Real
Plano Real é o melhor sucedido programa brasileiro para estabilização da economia que acabou com a hiperinflação e estabeleceu regras de conversão monetária, iniciou a desindexação da economia e estabeleceu uma nova moeda, o Real R$

Etapas da implantação do Plano Real
O Plano Real foi comandado por Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2003, ainda quando era Ministro da Fazenda. Ele dividiu a implantação em três etapas:
1. Período de equilíbrio das contas públicas, com redução de despesas e aumento de receitas, entre 1993 e 1994. Criou-se uma moeda transitória, o Cruzeiro Real, que não conseguiu diminuir a inflação.
2. Criação da Unidade Real de Valor para preservar o poder de compra da massa salarial, evitando medidas de choque como confisco de poupança e quebra de contratos. Assim começou a desindexação da economia.
3. Substituição da moeda Cruzeiro Real para a moeda definitiva, o Real R$.

Nos anos seguintes uma série de reformas estruturais foram implantadas para fazer a nova economia sustentável..


Nenhum comentário:

Postar um comentário