A mais antiga monarquia hereditária do mundo, a família real japonesa chegou ao poder no século 6 a.C. , mas o título de imperador passou a ser usado pelos governantes apenas entre os séculos 6 e 7.Durante o período Nara (710 a 794), o príncipe Shotoku, filho da imperatriz Suiko, criou a primeira Constituição japonesa e estabeleceu o budismo com a religião dominante no país.No início da época Heian (794 a 1185), o imperador Kammu estabeleceu a capital em Kyoto. O município manteve o título de capital imperial durante 1.074 anos, quando o trono foi então para Tóquio em 1868.
Por cerca de 700 anos, o Japão foi governado por uma sucessão de senhores da guerra chamados shoguns. No início do período Edo (1.600 a 1.868), o Império readquire parte do prestígio, mas não o poder. Neste período, o clã Tokugawa estabeleceu seu poder em Edo (atual Tóquio), enquanto a corte imperial permanece em Kyoto e cumpre suas tarefas, principalmente os rituais religiosos.Em meados do século 19, a residência oficial do imperador passa a ser o Palácio de Kokyo, no centro de Tóquio.O Estado Japonês atualmente é uma monarquia constitucional com um regime parlamentar democrático, o chefe de Estado do Japão é o Imperador Akihito , ele é o símbolo do povo e não possui qualquer poder governativo, sua função é apenas de foro cerimonial .
A monarquia japonesa é a mais antiga monarquia ininterrupta do mundo, o atual Imperador subiu ao trono em 1989, ele e sua esposa, a Imperatriz Michiko, têm três filhos e vivem no Palácio Imperial de Tóquio.
Atual Família real Japonesa: Príncipe Naruhito, herdeiro do trono, à direita |
Nenhum comentário:
Postar um comentário